2024/06/12

LUÍS VAZ DE CAMÕES ENTRE NÓS

Amor é Chama

Amor, a tua chama arde constante,
Eterno fervor em alma enamorada,
Brilha o brilho, a vida bem-fadada,
Sustenta o peito, firme e flamejante.

No meio da tempestade, és calmante,
Na dor és mansa, na sombra, alvorada,
Nos tempos de tristeza, aprazerada,
O medo não te vence, brava amante.

Por mais que o mundo gire e se desfaça,
Por mais que a sorte mude o seu trajeto,
A ti amor, nada se compara.

Em cada revirar da amarga taça,
Teu amor domina meu afeto,
Fazes meu viver jornada rara.


Não Pode Tirar-me as Esperanças

Busque Amor novas artes, novo engenho,
para matar me, e novas esquivanças;
que não pode tirar me as esperanças,
que mal me tirará o que eu não tenho.

Olhai de que esperanças me mantenho!
Vede que perigosas seguranças!
Que não temo contrastes nem mudanças,
andando em bravo mar, perdido o lenho.

Mas, conquanto não pode haver desgosto
onde esperança falta, lá me esconde
Amor um mal, que mata e não se vê.

Que dias há que n'alma me tem posto
um não sei quê, que nasce não sei onde,
vem não sei como, e dói não sei porquê.


Amor é Perigo

Intenso fogo invade minh'alma,
Ando ao contrário do desamor,
Não tenho medo de me queimar,
Tenho bom ânimo, generosidade.

O perigo mora em mim, acalma
Meu eu enfrentar o belo Amor.
Ferida pela chama a alastrar,
O afeto deve ser sublimidade.

Sou ovelha entre leões uivando,
Fortaleço-me, mesmo com a dor.
Amor é doído, prova a afeição,
Um perder e ganhar de alegrias.

Há muito extremo no amor dando,
A memória revela com penhor,
Todo vivido, a imortal emoção,
Na batalha ferrenha, há vitórias.




Imagem: Pensador

💙💚💛


Por tu gal está em festa!

Camões...
e
Bodas de Esmeralda da mana Fê. 
Difícil hoje em dia somar tantos anos ao Amor de verdade, como é o da mana e seu esposo. 
Não basta somar anos, como bem sabemos.
Por sinal,  daqui do outro lado do Atlântico,  no Brasil,  estamos na Semana dos Namorados cuja data oficial é  véspera de Santo Antônio, dia 12.
Felicidades, querida!
Muito 💘 em seu ❤. 




11 comentários:

  1. Excelente momento de poesia numa conjugação com Camões. Os meus parabéns à Fê e seu maridão:)
    Beijos e um bom dia

    ResponderEliminar
  2. Ámor é chama, amor é perigo ... Lindas poesias das duas e entremeada pelo poema de Camões. Belo modo de comemorar a data de hoje!

    Parabéns à querida Fê e seu esposo pelas bodas de Esmeralda! Felicidades!

    beijos, tudo de bom, ótima semana, chica

    ResponderEliminar
  3. Lindos textos! Confesso que não sou bom em poesia, apesar que de vez em quando tente escrever algo nesse sentido.
    Mas esses textos aqui são muito bem escritos e reflexivos, Como tem que ser a poesia.
    Parabéns pela postagem.
    Hoje publiquei um texto poético... Perto desses dão até vergonha...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, André!
      Nossa escrita é sagrada...
      Tornamo-nos "atrevidos" ante grandes escritores virtuais (já nem digo os consagrados)...
      Gosto de estar entre amigos poetas para aprender também. Coisa que não sinto é vergonha de ter a certeza de que são melhores do que eu. Até sou ousada em tomar à frente iniciativas poéticas. Só me fazem crescer.
      Como aprendo com os amigos.
      Claro que fez aqui um elegante elogio.
      Muito obrigada em nosso nome.
      Tenha dias inspirados e abençoados!
      Abraços fraternos de paz

      Eliminar
  4. Belíssima seleção poética... 👏😘👏😘

    ResponderEliminar
  5. Me gustaron los poemas el ultimo fue mi preferido. Te mando un beso.

    ResponderEliminar
  6. Camões foi um homem apaixonado, como ninguém soube cantar o amor.
    É um poeta que merece todas as homenagens como esta que aqui lhe dedicaram.
    Abraço de amizade.
    Juvenal Nunes

    ResponderEliminar
  7. As manas são fantásticas! Belos poemas, boa música e bela união!
    Um abraço para as duas

    ResponderEliminar
  8. Camões nossa inspiração para a poesia, para cantar o amor com toda esta chama.
    Vocês não ficaram para trás com estas construções encantadas amorosas.
    À nossa Fê os parabéns pelas bodas e que outros tantos venham nesta cumplicidade.
    Que a paz e o amor estejam sempre em sintonia na vida de vocês e na poesia.
    Bjs de paz amigas.

    ResponderEliminar
  9. Um grande poeta a falar de amor e rodeado por outros poemas cheios de amor e paixão das duas meninas
    Belo...
    Beijos e abraços
    Marta

    ResponderEliminar
  10. Boa noite Amigas Fê e Rosélia,
    Poemas belíssimos, intensos e profundos em que o amor é cantado ao jeito de Camões , também ele um Poeta de sentimentos fortes .
    Parabéns pela vossa inspiração!
    Parabéns também para Fê e Marido pelas bodas de Esmeralda!
    Beijinhos fraternos de paz e bem para ambas .
    Emília

    ResponderEliminar

« Quando um passarinho beija docemente uma flor e ela o acolhe com carinho, a magia da amizade acontece. »