2024/08/04

FERNANDA DE CASTRO ENTRE NÓS


É Primavera! Alegria, Alegria!
Cantam aves ao nascer do dia.

Corações separados, acertam,
sonhos adormecidos, despertam.

É Primavera! Alegria, Alegria!
O perfume das flores contagia.

Palavras ao vento são lançadas,
espalhando poesias perfumadas.

É Primavera, Alegria, Alegria! Vivamo-la com fé, sabedoria.
"Mesmo cansadas, tristes, doridas, agarremos a vida, ela passa rápido,
tal como a Primavera."




Ah, que bela manhã de Primavera!


Ah, que bela manhã de Primavera!
Abram ao sol as portas, as janelas!
Cheira a café com leite, a sabonete,
a goivos, a sol novo, a vida nova!

A Rua canta!… sinos e pregões,
apitos e buzinas, vozes claras.
–”Gostas de mim?” — “Gosto de ti” — e o céu
cobre a Cidade com seu manto azul.

Ah, que bela manhã de Primavera!

Pousam no Tejo barcos e gaivotas,
com velas novas, belas asas novas.
Os eléctricos voam, transbordantes,
a tilintar, a rir nas campainhas,
e os automóveis, como borboletas,
circulam, tontos, nas ruas sonoras.

Ah, que bela manhã de primavera!

No Tejo, os vaporzinhos de Cacilhas
brincam aos barcos grandes, às viagens,
e o pequeno comboio vai e vem,
como um brinquedo de menino rico.
Confundem-se nas árvores, ao sol,
folhas e asas, pássaros e flores.
É festa em cada rua. Em cada casa,
um canário a cantar, uma cortina,
um craveiro florido na janela.

Despejaram-se armários e gavetas,
frasquinhos de perfume…Toda a gente
foi para a rua de vestido novo,
de fato novo, de gravata nova,
e tudo canta, a Rua é uma canção.

Ah, que bela manhã de Primavera!

–”Gostas de mim?” — é o tema da canção.
–”Gostas de mim?” — pergunta-lhe ele a ela.
–”Gostas de mim?” — pergunta à flor o vento
e a flor ao rouxinol… — “Gostas de mim?”
–”Gostas de mim?”, “Gostas de mim?”
Cheira a goivos, a sol, a vida nova…

Ah, que bela manhã de Primavera!


Fernanda de Castro




Vejo um arco-íris no lindo céu, 

Quanta beleza há ao meu léu!

Sol, lua, tantos bons cheiros, 

Luminosidade reluz em cachos.

Insisto em tentar me alegrar...

Perseverar, não só me lamentar.



Questiono-me incansavelmente, 

Haverei de conhecer a felicidade,

Alegria vai invadir suavemente 

Todos os poros da minha idade,

Nada vai me impedir de sonhar, 

Toda vida sem cor vai se acabar.



Hei de ver meus olhos brilharem,

Todos meus sentidos expandirem, 

Meu aroma será de delicado odor.

A paixão vai me despertar, acirrar

Sonhos e projetos sem desanimar,

O amor em meu coração reanimar. 



Sou feita de segredos bem secretos, 

Estão todos muito bem escondidos.

Tento me resguardar de todo cansaço,

Afinal sou de carne viva,  não de aço.

Tenho sonhos e risos bem guardados,

No passado, no  futuro, serão vividos.



Nossa sugestão musical: Amália Rodrigues - Primavera

Imagem: Pensador


🌺🌻🌼

9 comentários:

  1. Que maravilha e como é tão bom vir aqui...5*****!
    Beijos e um bom dia

    ResponderEliminar
  2. Um maravilhoso primaverar-se em versos dourados sob um céu anil. . Uma viagem nas asas das borboletas encantadas os jardins floridos. Primavera é o estado de poesia tatuado nos olhos dos poetas
    Bela sintonia de três poetisas c meus aplausos.
    Bjs e paz.

    ResponderEliminar
  3. A primavera é uma estação linda e desconheço quem dela desgoste! Lindas poesias! beijos, chica

    ResponderEliminar
  4. Que belo trio!
    Gosto das escolhas primaveris... 👏😘

    ResponderEliminar
  5. Contagiantes poemas se expandem em poética tríade à primavera despertadora de belezas vistas e sentidas, promotora de renascimentos necessários e esperançosos a cada dia.
    Lindas inspirações, amigas.
    Que seja primavera fora e dentro de cada uma de nós.
    Bjoooss,
    Carmen

    ResponderEliminar
  6. Que alegria!
    Lindas e alegres poesias. E eu nem sabia que já era primavera.
    Estava esperando o frio que não veio. Aqui em minha cidade, o invernno foi em uma quarta feira à tarde.
    Um grande abraço fraternal.
    Tenha um lindo dia!

    ResponderEliminar
  7. Bellos poema me gustaron mucho. Te mando un beso.

    ResponderEliminar
  8. Ai que linda manhã de Primavera!
    Três cantos maviosos que introduz em nós a alegria
    de viver mesmo que a dor também esteja presente.
    Fernanda de Castro poetisa que traça um retrato, quase
    um filme, do que a natureza nos oferece. E as minhas
    queridas amigas, Fê e Rosélia, agarram o mote e constroem
    dois poemas maravilhosos.
    Adorei, minhas queridas. Li os três poemas e fiquei
    extasiada perante tanto talento.
    Desejo-vos saúde. Tudo de bom.
    Beijinhos
    Olinda

    ResponderEliminar
  9. Boa tarde Amigas Fê e Rosélia,
    Que dizer deste momento poético tão belo, que me transmitu tão boas emoções?
    Cada vez mais inspiradas e, neste caso, sente-se a primavera no ar com sua alegria, suas cores e aromas.
    Obrigada, Amigas!
    Gostei bastante também do poema da grande Poeta Fernanda de Castro.
    Beijinhos fraternos de paz e bem para ambas.
    Emília

    ResponderEliminar

« Quando um passarinho beija docemente uma flor e ela o acolhe com carinho, a magia da amizade acontece. »