2024/01/19

CLARICE LISPECTOR ENTRE NÓS


Olho para mim e me amo

No espelho, além da aparência,
Olho para mim, vejo minha essência.

Nas cicatrizes, histórias a contar,
Olho para mim, reaprendo-me a amar.

Aceito as falhas, abraço a viagem,
Autoamor, com fé, com coragem.

No silêncio, onde a alma fala,
Olho para mim, o amor se instala.

Cada ruga, sou eu, um manifesto,
Autoamor, verdadeiro honesto.

Olha para ti, com olhar profundo,
Se te amas, conquistas o mundo.


E eis que depois de uma tarde de " quem sou eu "? 
E de acordar à uma hora da madrugada  ainda em desespero
 - eis que às três horas da madrugada  acordei e me encontrei. 

Fui ao encontro de mim. 
Calma, alegre, plenitude sem fulminação. 
Simplesmente eu sou eu  
E você é você. 

É vasto, vai durar. 
O que te escrevo é um "isto ".
Não vai parar: continua  

Olha para mim e me ama. 
Não: tu olhas para ti e te amas.
É o que está certo 

Olha para mim e me ama. 
Não: tu olhas para ti e te amas.
O que te escrevo continua e estou enfeitiçada. 

"in, Água Viva
Excessivamente Amorosa 

No amor, sou brisa, sou ventania,
Sou excesso, posso ser amor bobo, 
 nunca descabido na monotonia…
Sou sem tempo a ser infeliz,
Como bem me diz, me condiz…

Pelo amor, sou consumida, 
Sou sorvida até a última gota,
Não o deixo empoeirar na lida,
Amo demais, me entrego demais,
Não sou uma mulher rota.

Com amor, mergulho em mim,
Rendo-me tal jardim ao jasmim,
Ultrapasso todo entendimento,
Ele não deve ser meu tormento,
O amor merece o meu sim…

O puro amor não tem fim,
Não o explico, não o quero entender,
Não o limito à mediocridade,
Excede toda minha capacidade,
Ao Amor, devo bem me render.


Sugestão Musical: Quando a Gente Ama


***



18 comentários:

  1. Boa noite, uma ótima escolha para entremear o amor de si mesmo. Amei as três poesias, Parabéns. bjsss

    ResponderEliminar
  2. Poesias lindas tua e da Fê e claro a da Clarice !
    Gostei muito!Amar e nos amar muito importante...
    Ótima semana! beijos às duas, chica

    ResponderEliminar
  3. Três poemas que gostei muito mas sem querer ofender destaco mais o da grande poetisa Clarice.
    Beijocas e um bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga Fatyly, nossa pretensão é homenagear os renomados, não mais.
      Boa semana.
      Bjm

      Eliminar
  4. Amar-se numa verdadeira arte para fazer deste amor uma bela forma de vida, onde o amor é supremo e vasto sobre o outro.
    Bela escolha da Clarice e as amigas muito se inspiraram e fizeram bonito.
    Só aplausos amigas.
    Bjs e feliz semana com poesia.

    ResponderEliminar
  5. Minhas queridas amigas, Fê e Rosélia
    Aqui na companhia da grande Clarice Lispector, que adoro,
    deram-nos mais um belo presente neste princípio de ano,
    além das belas palavras dos vossos poemas.
    Temos de nos amar, de gostar de nós próprios, pois só assim
    poderemos amar os nossos semelhantes. O amor irradia a
    partir de bons sentimentos e alcançará patamares de compreensão
    e de harmonia para com todos aqueles que nos rodeiam.
    Dia bom e agradável, minhas amigas.
    Beijinhos
    Olinda

    ResponderEliminar
  6. sempre lindas poesias desejo uma feliz semana bjs saude

    ResponderEliminar
  7. Três momentos belos e profundos de poesia e reflexão.
    Beijinhos queridas amigas

    ResponderEliminar
  8. Todos nos encontramos e nos perdemos...e é uma viagem louca ou pesada.... O que importa mesmo é o amor...
    Adorei...
    Beijos e abraços
    Marta

    ResponderEliminar
  9. Boa tarde Amigas Fê e Rosélia,
    Gostei muito destes três maravilhosos poemas em que o amor é ponto comum.
    Amando-nos e amando nos sentimos mais completas.
    Parabéns pela vossa crescente inspiração.
    Gostei muito de ver aqui Clarice, que muito admiro.
    Beijinhos para ambas e uma semana muito abençoada.
    Emília

    ResponderEliminar
  10. Olá!

    Trabalho extraordinário, lindos poemas.
    Através dessas leituras é que vem minha inspiração ra arte digital.
    Tenham sempre luz em seu caminhar
    abraços Loiva

    ResponderEliminar
  11. Abro passagem para as duas poetas embelezar o meu dia e confirmar que o amor
    é o milagre que 'não tem fim' e que não precisamos entender.
    Gosto muito de vocês !
    Beijinhos e que o dia seja sereno e belo.

    ResponderEliminar
  12. Queridas Roselia e Fé
    Belíssimas poesias tenho o prazer de ler aqui.
    Deixo um abraço carinhoso para ambas
    Verena.

    ResponderEliminar
  13. Vocês, queridas Roselia e Fê, se uniram lindamente à grande escritora. A postagem ficou um encanto. Parabéns e grande abraço para ambas.

    ResponderEliminar
  14. Vocês são uns amores e escrevem muito bem!
    Beijos

    ResponderEliminar
  15. Olá :)
    Um momento cheio de tanto.
    Gostei muito dos 3 poemas e gostei de escutar o Montenegro.
    Abraço e brisas doces ****

    ResponderEliminar

« Quando um passarinho beija docemente uma flor e ela o acolhe com carinho, a magia da amizade acontece. »