2026/06/07

Gilberto Gil Entre Nós

 Andar com Fé

Canção de Gilberto Gil-1982
Olhas o espelho e vês as marcas do tempo,
 anos de uma batalha silenciosa na alma, no corpo,
enquanto o coração, esse espaço infinito,
duplica a força para abraçar as dores do teu filho.
Não há caminho fácil nessa jornada de cuidar e ser cuidada,
há dias de névoa onde os passos parecem falhar.
Mas há uma certeza antiga que te guia pela mão,
um sopro teimoso que diz que o amanhã vai chegar.
Porque a vida exige de ti a coragem dos gigantes,
e o amor de mãe não conhece limites nem nós.
Mesmo quando o cansaço pesa nos ombros,
há sempre uma Luz que se acende na tua voz.
É preciso andar com fé, pois a fé não costuma falhar,
ela acorda contigo todas as manhãs no mesmo abraço,
sustenta o teu colo, ampara o caminho do teu filho,
e faz-te vencer, passo a passo, cada pedaço de espaço.

Ando com fé,  eu vou seguir

Por estradas sinuosas, prosseguir,

Ela não falha, não hesito, reluzir.


Minha esperança é  crescente, 

Meu coração resplandescente, 

Meu ser se faz mais reluzente.


Da manhã ao anoitecer, 

Do verão ao invernecer,

Não  me deixo esmorecer. 


Pelo sim ou pelo não...

Desperto o meu coração, 

Sou uma mulher em evolução. 



Andá com fé eu vou
Que a fé não costuma faiá
Andá com fé eu vou
Que a fé não costuma faiá
Andá com fé eu vou
Que a fé não costuma faiá
Andá com fé eu vou
Que a fé não costuma faiá
Que a fé 'tá na mulher
A fé 'tá na cobra coral
Oh, oh
Num pedaço de pão
A fé 'tá na maré
Na lâmina de um punhal
Oh, oh
Na luz, na escuridão
Andá com fé eu vou
Que a fé não costuma faiá (olêlê)
Andá com fé eu vou
Que a fé não costuma faiá
Olálá
Andá com fé eu vou
Que a fé não costuma faiá
Oh, menina
Andá com fé eu vou
Que a fé não costuma faiá
A fé 'tá na manhã
A fé 'tá no anoitecer
Oh, oh
No calor do verão
A fé 'tá viva e sã
A fé também 'tá pra morrer
Oh, oh
Triste na solidão
Andá com fé eu vou
Que a fé não costuma faiá
Oh, menina
Andá com fé eu vou
Que a fé não costuma faiá
Andá com fé eu vou
Que a fé não costuma faiá
Olálá
Andá com fé eu vou
Que a fé não costuma faiá
Certo ou errado até
A fé vai onde quer que eu vá
Oh, oh
A pé ou de avião
Mesmo a quem não tem fé
A fé costuma acompanhar
Oh, oh
Pelo sim, pelo não
Andá com fé eu vou
Que a fé não costuma faiá
Olêlê
Andá com fé eu vou
Que a fé não costuma faiá
Olálá
Andá com fé eu vou
Que a fé não costuma faiá
Andá com fé eu vou
(Que a fé não costuma faiá) (olêlê, vamos lá)
Andá com fé eu vou
(Que a fé não costuma faiá) (costuma, costuma a fé não costuma faiá)
Andá com fé eu vou
Que a fé não costuma faiá (costuma, costuma a fé não costuma faiá)
Andá com fé eu vou
Que a fé não costuma faiá
Andá com fé eu vou
Que a fé não costuma faiá (olêlala)
Andá com fé eu vou que a fé não costuma faiá

9 comentários:

  1. Bom dia Amigas Fê e Rosélia,
    Dois poemas lindíssimos, em que a fé é tema sublime.
    A fé nos move, nos dá forças para percorrer os caminhos sinuosos da vida, ajudando-nos a seguir sempre em frente, sem hesitar.
    A fé nos ajuda a sorrir pela manhã no acordar silencioso, mas em que a fé de mãos dadas com a esperança nos dá o alento de que necessitamos para abrir o coração à luz, à vida, ao amor.
    Beijinhos para ambas e um fim de semana muito abençoado.
    Emília

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito de tudo o que li e ouvi!
    Beijos e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  3. Que lindas poesias e sem fé nem saímos do lugar! Adoro essa música e vamos que vamos, todas sempre com muita FÉ!
    beijos às duas, lindo fds! chica

    ResponderEliminar
  4. Uma bela escolha o Gil com esta música, que traduz tão bem o quanto precisamos de ter fé, o quanto temos que acreditar no dia seguinte. Uma fé que ilumina, que nos impulsiona a seguir sem medo e determinados a viver plenamente para com todos. As duas poesias nos passa esta força de uma fé, que não falha, que guarda, que nos aproxima dos fundamentos religiosos.
    Muito bem inspiradas as minhas amigas neste espaço carregado de poesia e que resgata poetas e compositores que fazem e ou fizeram historias.
    Aplausos minhas queridas amigas.
    Bjs e paz e feliz domingo para um novo mês com esperança de que tudo vai dar pé, tudo vai ficar bem.

    ResponderEliminar
  5. Andar com FÉ é uma excelente escolha! 👏👏👏... Bom domingo 😘😘😘

    ResponderEliminar
  6. Os poemas são maravilhosos, A musica não conhecia e gostei muito. Obrigada pela partilha!
    -
    Coisas de uma vida....
    -
    Beijos e uma excelente semana.

    ResponderEliminar
  7. Confiar...manter a esperança... pois há sempre Luz...
    Adorei...
    Beijos e abraços
    Marta

    ResponderEliminar
  8. Dois poemas preciosos.
    Com fé no coração a nossa caminhada se torna bem mais fácil.
    Beijinhos queridas amigas

    ResponderEliminar

« Quando um passarinho beija docemente uma flor e ela o acolhe com carinho, a magia da amizade acontece. »