2023/01/19

PEDRO LUSO ENTRE NÓS


Quero beijar a chuva
lavar meu olhar
erguer os meus braços 
e o céu louvar.

Quero brincar com o sol
correr e saltar
dormir numa nuvem
e nela sonhar.

Quero dançar com o vento
saborear o ar
sentir o momento
e nele voar.

Quero abraçar as estrelas
e lhes perguntar
qual é o segredo
que as faz brilhar.

Quero que tu ó criança
de qualquer lugar
tenhas o prazer
de a chuva beijar.







MENINA E A CHUVA 

 A chuva caia incessantemente
 na tarde já na beira da noite. 
 A menina olhava da janela 
 a rua molhada lá embaixo, 
 aonde andava trôpega gente.


 E continuava chuva fina, 
 que se estenderia na tarde.
 E a menina ainda lá na janela
 diante de uma gota d’água, 
 gota que na vidraça brilhava.


 O deslumbramento da menina 
 com a brilhante gota da chuva
 a descer pelo fio de luz,
 chegou na vidraça e explodiu. 
 Então, do deslumbre fez-se a névoa. 






Gotas Sagradas


Cubram a Terra,
lavem toda doença,
sem demora,
amenize clima doentio. 

Quisera
chuva fina acalmasse
 toda a esfera!

Em dias chuvosos, 
já se faz reinante 
introspecção. 

Neste tempo duplo
de necessidade,
tal aconteça, 
vamos pedir a graça:
nossa alma seja lavada.

Chuva fina, 
água celestial, 
regue nosso desejo 
de boas-novas!


*




imagem: pinterest


*

20 comentários:

  1. Poemas maravilhosos que me fascinou ler.
    Domingo feliz

    ResponderEliminar
  2. Beijar a chuva, correr, brincar na chuva...Tão bom disso poder lembrar ! Quando pequena não me deixavam, assim que casei,matei a vontade,rs... E quem nunca, como a menina do Pedro acompanhou gotas dela numa janela? E Roselia lembra como cada gota dela é necessária, são gotas sagradas..

    Aqui estamos em estiagem...Porém outros lugares sofrem com a demasia dela.


    Lindas poesias,belo post! beijos, tudo de bom,chica

    ResponderEliminar
  3. Como é bom dançar na chuva, descobrir histórias fascinantes...
    Parabéns aos três....Gostei muito...
    Beijos e abraços
    Marta

    ResponderEliminar
  4. Neste início de 2023 uma grata surpresa para mim ao ver postado aqui no
    blog " Entre nós", dedicado a poesia das minhas amigas Fê e Rosélia, o meu
    poema "A Menina e a Chuva", que se encontra com os belos poemas da Fê e Rosélia, sem dúvida uma honra para mim.
    Então, resta-me agradecer a ambas, as titulares do "Entre Nós", pela deferência
    e divulgação do meu poema, desejando à Fê e Rosélia um Ano de 2023 com grandes realizações, saúde, paz e esperança.
    Meu agradecimento e meu fraterno abraço a ambas.

    ResponderEliminar
  5. Bom dia, amigas queridas!
    Que linda postagem, três poemas tão ternos, meigos, numa época de
    grandes expectativas para nós todos. Suavizou meu dia. Belíssimos!
    Fiquei muito feliz em ver aqui, nesse rico espaço da poesia, 'A Menina e a Chuva',
    poema de Pedro que gosto muito.
    Desejo a vocês um 2023 com muita saúde para vocês, e muita paz nesse mundo
    que não anda nada bom.
    Beijinho, queridas.

    ResponderEliminar
  6. Tragam quem trouxerem. Chegam aqui e fazem um brilharete poético! 3 verdadeiras pérolas. Obrigada pela partilha!
    .
    Fragilidades...
    .
    Beijos. Bom Domingo!

    ResponderEliminar
  7. Maravilhosa conjugação poética dos três a quem tiro o meu chapéu.
    Beijos e um bom dia

    ResponderEliminar
  8. Três poemas sublimes à chuva que nos é tão preciosa.
    Beijinhos queridos amigos Fê, Pedro e Rosélia

    ResponderEliminar
  9. Boa tarde, estimadas amigas!
    Mais um belíssimo trabalho poético aqui nos presenteiam.
    E para dar mais brilho, ao já brilhante trabalho poético, se juntou o nosso amigo poeta Pedro Luso.
    Parabéns aos três, por esta beleza poética!
    Votos de uma excelente semana, com muita saúde.
    Beijos e abraços!

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderEliminar
  10. Meus amigos, Fê, Pedro e Rosélia

    Trouxeram um tema que me é muito caro. Vinda de uma terra onde
    a chuva rareia, é uma festa para mim ouvi-la a cair, a cantar no telhado
    a deslizar pelo empedrado em gotas finas ou grossas .

    Assim, os vossos poemas fazem-me voltar aos tempos da meninice
    em que saía para a rua com os meus irmãos para receber essa dádiva.

    As vossas palavras espelham as crianças que fomos e a esperança de
    que essas gotas sagradas nos lavem a alma, agora e sempre.

    Meus amigos, muitos parabéns pela vossa inspiração e talento.
    Grata por estes bons momentos.
    Beijos e abraços.
    Olinda

    ResponderEliminar
  11. Agora que ela corre aqui com abundâcia, a fome era tanta que mesmo desabando e alagando ela é sempre uma bênção
    Parabéns, Fê, Pedro Luso e Rosélia por vossa luminosas poesias
    abraço

    ResponderEliminar
  12. Quando era menina, adorava andar à chuva. Redopiava, com os braços abertos a cabeça inclinada para trás de modo a sentir o afago da água escorrendo pelo rosto. Hoje olho-a através dos vidros e reporto-me a esses tempos cheia de saudade.
    Parabéns aos três, pelos belos poemas. que me encantaram e me levaram de novo até ao passado.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
  13. Boa tarde Amigas Fê, Rosélia e Pedro,
    A chuva para mim foi sempre uma bênção. Sempre gostei de 'ver chover' como então dizia e gostava de me passear na chuva, como hoje ainda acontece.
    Três belíssimos poemas que enaltecem esta dádiva de Deus.
    Que a chuva seja seja sempre um bálsamo nas vossas vidas.
    Muita paz nos vossos corações e beijinhos fraternos aos três .
    Ailime

    ResponderEliminar
  14. Belos olhares da chuva inspirados nas crianças e coroados com este olhar do Pedro num pensamento macro de revitalização do ser humano por um mundo mais leve e igual. Gotas sagradas que encantam os olhos das crianças e faz este belo encontro de poesias.
    Meus aplausos para os titãs da poesia.
    Abraços e admiração da arte.

    ResponderEliminar
  15. MARAVILHA!!!
    Uma chuva de poesia, cantada por três poetas que muito admiro e estimo. Parabéns!
    Hoje voltei à minha meninice e senti o cheirinho a terra molhada. Obrigada, amigos!
    Três beijos cheios de carinho, um feliz fim-de-semana.

    ResponderEliminar
  16. nòs hoje nao temos chuva mas muito vento e frio lindos poemas bjs feliz fim de semana saude

    ResponderEliminar
  17. Mais um belo trio :)
    A foto está uma ternura.
    Dá para viajar no tempo , quando eu criança também lambia a chuva ( as vezes ainda faço)
    Gostei muito.
    Abraço e brisas doces **

    ResponderEliminar

« Quando um passarinho beija docemente uma flor e ela o acolhe com carinho, a magia da amizade acontece. »