2023/06/21

GUMA ENTRE NÓS


Ao romper do dia os pássaros cantam.
Será que sabem?
Sabem, porque os pássaros sentem.
Porque nem só a humanidade sente.
Por isso não canta como os pássaros.

Na agitação do dia os pássaros voam.
Será que querem?
Querem, porque os pássaros amam.
Porque nem só a humanidade ama.
Por isso não voa como os pássaros.

No silêncio da noite os pássaros dormem.
Será que sonham?
Sonham, porque os pássaros choram.
Porque nem só a humanidade chora.
 Por isso não dorme como os pássaros.

não era noite
nem era dia

que sei eu
dum manto de nuvens pairando
que aos olhos enganam
como se fosse algodão?

este lago que foi
vazio de espaços
apertando-me entre margens
como abraços, se escondeu

quem sabe, desapareceu…
bebeu-se num desejo duvidoso e fugaz

talvez por não ser noite, nem dia

talvez saiba o que eu não sei
talvez nem uma coisa, nem outra

sobra-me observar deste ermo
como quem antes o via
serenamente esperar que se resolva
pela noite ou pelo dia
quem sabe, um meio termo
GUMA

Reluto em Adormecer

Entardeceu, escureceu, anoiteceu,
toda a cidade está descansando,
em breve, estaremos pernoitando.

O céu tem matizes enegrecidos,
 silêncio angustiante paira pelo ar,
Como passará? Como sonharão?
conversarão, estudarão, descansarão?

Contemplo o empretecer da noite,
há ainda uma lasca de azul no céu,
em breve, acabará, não mais a verei,
não me extasiarei… só dormirei…

Reluto em adormecer de pronto,
contemplo meu viver sem pranto,
amanhecerá, aí nada me faltará.



Nossa sugestão musical: Maria Bethânia- Gente Humilde


🌹🌸🌷

9 comentários:

  1. A noite com todos os seus mistérios e suas criaturas a inspirar três belos poemas, onde a inquietação é visível e atravessa-la é uma arte. Parabéns para vocês nestas belas inspirações na noite que se vai.
    Abraços com carinhos.

    ResponderEliminar
  2. Lindas poesias e que bom ver GUMA por aqui também! Acredito que os pássaros sentem tudo e por vezes creio, sentem mais que os humanos...
    Guma lembra um meio termo, nem noite nem dia...E Roselia, expressa as vezes em que relutamos em dormir, pois não conseguimos desvencilhar dos acontecimentos e preocupações... ou mesmo, para contemplar até que a noite seja intensa de verdade, tudo que nos proporciona ver!
    beijos, tudo de bom para todos,chica

    ResponderEliminar
  3. Aplausos aos 3 fascinantes poema. Muito obrigada pela partilha!!
    .
    Intervalo feito dalguma amargura...
    .
    Beijos, e uma excelente semana.

    ResponderEliminar
  4. Estar entre vós é algo que muito me honra e humildemente agradeço.
    Grato também a Toninho e Chica pelos comentários bonitos que estimei muito.
    .
    A criatividade por vezes é uma torrente imparável, outros são os momentos em que algo exterior nos proporciona as primeiras linhas de acerto e se desenvolve como tendo vida própria.
    A imagem é do Lac Leman, que para meu espanto estava completamente coberto de "nuvens" - o lago em si, tinha como que desaparecido. Efeitos da condensação, eventos que a natureza explica, mas não explica a sensação causada por esse espetáculo invulgar.
    .
    O poema da Fé pôs-me a pensar que nem tudo precisa explicação para acontecer, acontece e pronto - terá uma razão de ser? - Acho que sim, mas não obriga a ser racionalizado. Bem... do principio ao vim me levou a outras constatações. Adorei.
    .
    Roselia,
    Nem sempre a chegada da noite ao parapeito do ninho, nos trás o conforto desejado, pois quase sempre é hora de revelarmos o decorrer do nosso dia, altura de arrumar ideias, o que por ser fruto de uma razão preocupante, nos rouba o sono. Mas... gente boa, gente que rodeia de amor e atenções seu dia, merece e acaba por ter a noite de descanso merecido e a felicidade única que é a benção de acordar e se sentir feliz por um novo raiar, uma nova oportunidade de dar o melhor de si.
    .
    A todos os que por aqui passarem, deixo meu kandando com carinho, ,minha estima e amizade.
    Guma

    ResponderEliminar
  5. Meus queridos, Fê, Guma, Rosélia
    Grande, grande o meu prazer em encontrar-vos aqui com os vossos poemas,
    num trio maravilhoso. Os pássaros sentem, cantam, choram, assim como num
    meio termo entre o dia e a noite, coisas incompreensíveis acontecem, e também
    a noite pode não ser um tempo para dormir, mas para pensar e reflectir sobre
    as coisas da vida.
    Maria Bethânia a enquadrar de forma belíssima as vossas palavras.
    Muito obrigada, meus amigos, por este momento de bela leitura.
    Beijos e abraços
    Olinda

    ResponderEliminar
  6. Poemas lindos de ler. Deixo o meu gosto, aplauso e elogio
    .
    Saudações cordiais … um dia feliz.
    .
    Pensamentos e devaneios poéticos
    .

    ResponderEliminar
  7. Um belo trio e três bons momentos poéticos 👏😘👏😘👏😘

    ResponderEliminar
  8. Nossa, que poemas lindos!
    Parabéns ao autor, Guma, e a você, Rosélia!

    ResponderEliminar
  9. Que beleza! Alegra o dia!
    Saúde e paz.
    blogjoturquezzamundial

    ResponderEliminar

« Quando um passarinho beija docemente uma flor e ela o acolhe com carinho, a magia da amizade acontece. »