2024/03/27

FLORBELA ESPANCA ENTRE NÓS


Nasces mulher, senhora do teu poema,
Maravilhoso soneto ou simples canção,
Escreves com garra, desafias o sistema,
Cada verso, é a tua voz, o teu coração.

Nasces mulher, aprendes a sobreviver,
Teu sorriso é luz num mundo opressor.
Lágrimas contidas esculpem teu ser,
Todos os dias, ofereces o teu melhor.

Nasces mulher, não temes a verdade,
Reivindicas lugar, razão, sentimento,
Teu ser é vida, é sangue, é liberdade,
Teu verso é alma, é arte, é talento.


 A MULHER


Ó Mulher!

Como és fraca e como és forte!

Como sabes ser doce e desgraçada!

Como sabes fingir quando em teu peito

A tua alma se estorce amargurada!

Quantas morrem saudosa duma imagem.

Adorada que amaram doidamente!

Quantas e quantas almas endoidecem

Enquanto a boca rir alegremente!

Quanta paixão e amor às vezes têm

Sem nunca o confessarem a ninguém

Doce alma de dor e sofrimento!

Paixão que faria a felicidade.

Dum rei; amor de sonho e de saudade,

Que se esvai e que foge num lamento!


Sou Reflexo do Amor 


Sou mulher doce, forte, 

Driblo a minha sorte

Penso muito, admoestação 

É  minha manifestação


Sou princesa, a encantada,

Sinto-me encorajada

Faço o impossível no Amor,

Não penso na futura dor


Sou a rejeitada, a abatida,

A do coração tristonho

A da lágrima bem sentida, 

Pelo mundo medonho


Sou abrigo das mil dores,

Elas, por mim, falam

Um reflexo bem nítido 

Da sorte, me abalam


Sou meu porto na solidão, 

Angra do meu coração

No Amor, quero só amar,

Meu ser inteiro a pulsar

Nossa sugestão musical: Trovante - "Perdidamente "-poema de Florbela Espanca

11 comentários:

  1. UAU! Que luxo de poesias aqui! Florbela e a de vocês duas, Fê e Roselia, que tanto quanto ela soltam a inspiração de maneira encantadora!
    Parabéns e foi um lindo modo de festejar o dia de amanhã!
    beijos às duas, chica

    ResponderEliminar
  2. Minhas queridas amigas, Fê e Rosélia
    Hoje vêm acompanhadas desta grande Poetisa, a Florbela Espanca.
    No seu poema ela espelha as dores da Mulher e a luta pela superação,
    e os vossos contributos poéticos seguem com brilhantismo essa senda.
    Viver e escolher caminhos, com a nossa força que se cimenta na
    justeza das nossas aspirações.
    Tenham um Dia da Poesia semeado de grandes momentos em que
    a Alma se sobressai e se eleva.
    Continuação de boa semana.
    Beijinhos
    Olinda

    ResponderEliminar
  3. Boa noite Amigas Fê e Rosélia,
    No Dia Mundial da Poesia somos agraciados com três sublimes poemas, em que a voz da Mulher fala mais alto!
    Gostei muito de ler aqui a nossa grande Poeta, Florbela Espanca,
    que com as duas Amigas prestigiaram o Dia que à Poesia é dedicado de forma admirável, que muito apreciei.
    Parabéns pelo vosso talento poético.
    Beijinhos e muita paz nos vossos corações.
    Emília

    ResponderEliminar
  4. Minhas queridas amigas,
    cada vez as escolhas e os vossos poemas são mais apuradas! Adorei.
    Grata por me acolherem.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Um momento de grande e boa poesia. Parabéns às duas e até no infinito a Florbela Espanca deve estar em paz!
    Beijos e um bom fim de semana

    ResponderEliminar
  6. Simplesmente fabulosas as poesias. Muitos parabéns a Ambas. Obrigada pela partilha!
    .
    Olho o horizonte com saudade...
    Beijos. Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  7. Três sublimes poemas de homenagem às mulheres.
    Obrigado por esta maravilhosa partilha.
    Beijinhos queridas amigas

    ResponderEliminar
  8. Lindas poesias que retratam tão bem a alma da mulher. Parabéns. Bjssss

    ResponderEliminar
  9. Que maravilha visitar o vosso jardim e encontrar Florbela entre vós/ENTRENÓS, queridas Blue Bird e Rosélia! :)

    Um enorme abraço para cada uma de vós! <3

    ResponderEliminar
  10. Bonita escolha para inspiração das duas amigas, Florbela ( tenho-a na minha estante),
    falta-me tempo para relê-la.. Nós mulheres, agradecemos os poemas dedicados.
    Abraços e Feliz Páscoa

    ResponderEliminar
  11. Belo encontro numa loa às mulheres que desafiam o sistema opressor. Mulheres que vão a luta e na arte de ser mulher superam as as adversidades e maldades, mas sempre com o amor pronto para distribuir.
    Belos trabalhos com está fantástica Florbela.
    Bjs e paz na Feliz Páscoa.

    ResponderEliminar

« Quando um passarinho beija docemente uma flor e ela o acolhe com carinho, a magia da amizade acontece. »