2023/07/05

ISAMAR ENTRE NÓS


Minha mãe
nunca costurou sonhos, não lhe foi permitido,
mas foi uma mãe e uma costureira de sonho.

Costurou a minha roupa
com todo o amor e atenção
ainda guardo com carinho algumas peças como recordação.

Lembro hoje com saudade
 os modelos que tirava das revistas 
 que ela fazia com agilidade e eu vaidosa pela exclusividade.

Fez os fatos lindos dos netinhos
as colchas dos seus bercinhos
minha mãe costurava com paixão.

Herdei a sua velha máquina de costura 
que ainda costura
mas eu não tenho a sua perfeição.

LENA COSTUREIRA


A Madalena trata a vida com bastante à vontade


Os anos que carrega permitem-lhe tal liberdade


Desde catraia que aprendeu a lição da costura


E até aos dias de hoje tem sido a sua aventura


Entre tecidos e agulhas, tudo feito à mão


O cuidado continua o mesmo, vem do coração


Hoje com a moda sempre em reboliço


O trabalho é pouco, mas ainda paga o serviço


As vizinhas têm sempre uma bainha para subir


Nem que seja somente para deixar a conversa fluir


É carinhosamente chamada de Lena costureira


Seja arranjo ou novo, o trabalho é de primeira


Nos dias de sol, trabalha de janela aberta


E é vê-la agarrada aos tecidos, a vista sempre esperta


O marido entretém-se no pequeno quintal nas traseiras


Diz que estar parado é pior que calote nas feiras


A Lena há de costurar até ao último dia


Quem trabalha por gosto, nunca perde a alegria.




  Costurar Sonhos

Sentei-me na cadeira macia
Da boa máquina de costurar
Sonhos lindos duma magia,
Com meu intuito de divagar.

Alinho tom suave na agulha,
Lágrimas meu ser debulha,
Ponto zigue-zague no vaivém
Do desenho não me convém.

Passo um tempo entretida,
Sai um adorno muito nítido,
Bem melhor do imaginado,
Numa fugaz tentativa linda.

Como é bom costurar sonhos,
Bordo os meus desenganos,
Enfeito minhas horas e olhos,
Na máquina, refaço enganos.
 
Se me vestisse de Esperança?
Pedi suprimento de tecidos, 
Vou remendar meus sonhos, 
Vou poder ser magia todo dia.


Nossa sugestão musical : Música para costurar sonhos
Imagem: Google 

💜💛💜

8 comentários:

  1. Que tema tão lindo esse!
    E as poesias formaram um misto de saudades( na da Fê) ; da Madalena, mulher que trabalha com amor ( Isamar) e a da Roselia, falando em costurar sonhos, remendá-los com esperança e muito "tecido"!
    Adorei! Parabéns pra todas!
    Feliz JULHO!
    beijos, chica

    ResponderEliminar
  2. Amei. Que lindas costuras das memórias e dos sonhos. Eu nada sei de trabalhos manuais, mas procuro bordar os meus sonhos com as cores do arco-iris. Parabéns a este belo trio. Bom final de semana. bjs

    ResponderEliminar
  3. Um lindo encontro de tecelãs para os sonhos com belas historias da arte e da sabedoria de tecer os momentos de grande valia, que fazem o viver mais interessante. Belas lembranças circulam pelos versos e a vida é uma eterna costura de sonhos.
    Belos trabalhos amigas.
    Grande abraço com carinho.
    Feliz fim de semana de um julho iluminado.

    ResponderEliminar
  4. Que magnífico atelier de costura a três mãos. Gostei imenso!
    Beijos e um bom domingo

    ResponderEliminar
  5. Muito obrigada pelo carinho.
    Os outros poemas são deslumbrantes, parabéns às Poetisas.
    Votos de um feliz Domingo. Beijinhos 😘

    ResponderEliminar
  6. Belos textos.

    Infelizmente, não tenho jeito para costurar.

    Beijinhos para vós e excelente semestre.

    ResponderEliminar
  7. Boa tarde Amigas,
    Que poemas tão belos que me comoveram, por me trazerem recordações de infância.
    Os três, cada um no seu género, são do meu agrado e admiro muito a vossa versatilidade na construção poética dos mesmos!
    Um grande beijinho e que Deus vos continue a abençoar e a iluminar.
    Muita paz nos vossos corações.
    Ailime

    ResponderEliminar

« Quando um passarinho beija docemente uma flor e ela o acolhe com carinho, a magia da amizade acontece. »